Family Trip Magazine

Viagens do Bem, embarque conosco nessa jornada!

Claudine Blanco, Diretora das agências Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes, nos convida para uma nova forma de viajar...com propósito!

Por Claudine Blanco

Minha mais recente aventura foi fazer uma expedição de barco pela Amazônia e vim contar para vocês como foi essa experiência e o quanto ela me impactou. Isso também me fez pensar em como eu poderia transformar essa experiência em algo que eu pudesse trazer para as famílias que viajam com nossas agências e que as incentivasse a olhar para nossa floresta de um jeito especial e transformador.

Eu já tive a oportunidade de ir muitas vezes para a Amazônia, até porque temos na agência Viajar com Crianças, sempre no mês de julho (época da cheia), um grupo de família para a Amazônia, onde nos hospedamos em um hotel de selva e através de jogos, brincadeiras, muitas histórias, lendas e contato com a comunidade local, trazemos um senso socioambiental para as famílias que viajam com seus filhos.

Nessa viagem, o meu primeiro impacto foi chegar lá na época da seca, parecia que eu estava em outro lugar! As copas das árvores por onde eu sempre naveguei na época da cheia, agora estavam bem no alto e distantes, dando lugar a muitas praias de rios e uma paisagem completamente diferente do que eu estava acostumada.

Outra coisa diferente foi que, ao invés de dormir em um hotel de selva, a aventura agora foi pernoitar em um barco e acessar lugares mais remotos, que conforme o nosso barco navegava passando pelo Arquipélago de Anavilhanas e subia em sentido ao Parque Nacional do Jaú, menos barcos e menos pessoas cruzavam o nosso caminho. Então eu pude realmente sentir a floresta na sua imensidão e nas noites a magia de sua escuridão, que por sorte ou não, nem foi tanta porque era quase lua cheia e ainda tive o privilégio de vê-la refletida nas águas.

Ao longo da navegação, passamos por ariranhas e jacarés tomando sol nas praias, muitas espécies de pássaros pareciam nos acompanhar no ritmo do barco e no nascer e no pôr do sol, nos víamos cercados por botos.

Foto 1: Ariranha / Foto 2: Boto rosa

Nas caminhadas dentro da floresta, nosso guia nativo  e especialista, nos contava sobre as plantas e animais que ali habitam e como tudo o que precisamos, alimentos e remédios, estão ali à nossa disposição, para quem conhece e saber usar. São culturas ancestrais que estão desaparecendo e sendo destruídas dentro da floresta. É urgente preservar os dois!

Para quem quer uma experiência de realmente se conectar com a natureza, a viagem de barco é uma baita chance! Obviamente, não tem o mesmo conforto que um hotel 5 estrelas de selva oferece, porém como aprendi com o dono do barco, a cada nível de conforto que se eleva, um grau de autenticidade é tirado”.

Confesso que fui surpreendida com o grau de conforto da experiência: a minha cabine era uma suíte com ar-condicionado e cama de casal. Para quem vai com filhos, existem outras composições de cabines com duas camas beliche. A água que abastece a suíte é a do próprio Rio (que por ser limpa e pura, deixa o cabelo maravilhoso) e em temperatura natural (que é morna, sendo mais do que suficiente com o calor que lá faz). A comida é tipo caseira (e diga-se de passagem, maravilhosa) com peixes amazônicos frescos, saladas, frutas e afins. Os guias são muito experientes e o staff do barco,  super simpático!

Foto 1: cabine com ar condicionado / Foto 2: cabine com beliche / Foto 3: crianças brincam. Foto de Caio Vilela / Foto 4: almoço a bordo / Foto 5: peixe fresco

Todos os dias desembarcávamos em lanchas voadeiras para fazer os passeios, com trilhas na mata, nados em cachoeiras, focagem de animais e visita às comunidades ribeirinhas.

Ter essa experiência de poder ir aonde quase ninguém chega, também nos faz nos conectar mais facilmente com as pessoas das comunidades que visitamos por lá. Eles ficam felizes em nos receber e em trocar uma conversa e contar suas histórias.

Essa parte para mim foi a mais impactante! Ver a beleza desses lugares mas também a precariedade das situações do povo que lá vive, suas casas e escolas, faz a gente realmente repensar nossos valores e a responsabilidade que temos em cuidar do planeta e das pessoas.

Comunidade Ribeirinha. Fotos: Claudine Blanco

Que bom que existem pessoas que já passaram por isso e que tomaram atitudes incríveis para transformar essas situações! Eu tive a sorte de viajar com uma delas, o Ruy Tone, e visitar o seu mais novo projeto de construção de 25 escolas nas comunidades ribeirinhas distantes, dando a oportunidade a milhares de famílias que vivem por lá de terem acesso à educação e prosperidade.

Já contamos aqui a história da Fundação Almerinda Malaquias, que ele comanda com amor e competência, e agora você pode conhecer também a história do Projeto Escolas do Rio Negro, porque são iniciativas lindas que visam educar as futuras gerações e transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

Só que eu também acredito que precisamos mudar a mentalidade das pessoas para que a destruição e as desigualdades diminuam, porque senão, não existirão recursos necessários para salvar esse planeta.

Nós, seres humanos, só cuidamos daquilo que conhecemos e amamos, por isso viajar é tão importante! Quando levamos nossos filhos para conhecer o mundo, estamos ensinando à eles novas culturas e novos valores, para que aprendam a amar e a cuidar.

Por isso invisto em viagens em família e acredito que é no coração dessas crianças que está a chave para transformar o mundo.

Costumo dizer que visitar a Amazônia deveria ser obrigação de toda família viajante brasileira, afinal mostrar a seus filhos a maior floresta do planeta e entender o porquê o mundo inteiro tem os olhos voltados para lá, faz a gente ter de fato uma noção do quão importante ela é para toda a humanidade. 

Com isso, essa viagem de barco me fez criar mais um roteiro de viagens para os nossos clientes da agência, onde teremos um grupo de pais e filhos com crianças e adolescentes para a Amazônia que além de fazer um turismo excepcional, irá ajudar a construir uma das escolas do projeto. Nessa viagem de barco, que chamamos de O Barco do Bemvamos arrecadar uma verba que será destinada à construção dessas escolas, então é uma ótima oportunidade para apresentar a Amazônia a seus filhos e mostrar concretamente as escolas que eles estão ajudando a construir.

Esse roteiro faz parte do lançamento do nosso mais novo catálogo de produtos, o Viagens do Bem, que tem como proposta despertar uma rede de famílias solidárias que viajam pelo mundo com um propósito maior, fazendo o bem! 

Espero que isso ajude as famílias a trazerem mais sentido de vida para seus filhos, principalmente nessa fase da adolescência. Essa geração anda meio perdida, sofrendo a consequência de um mundo imediatista e sem propósito, gerando muita insatisfação, ansiedade e falta de sentido de vida.

Poder ver concretamente o bem que eles promovem e o que suas atitudes podem transformar de fato na vida do outro, é um incentivo e choque de realidade para uma geração que vive no mundo virtual. 

Acredito que mostrar a eles o mundo de um jeito que os façam repensar seus valores e suas responsabilidades de cuidar do planeta e das pessoas, vai despertar uma nova geração mais empática e engajada.

Bora navegar juntos nessa jornada?  

Conheça mais sobre nossas Viagens do Bem e dê a seus filhos o melhor presente…valores!

Um grande abraço, 

Vídeo feito por drone pela Maihara Marjorie @maiharamarjorie

Nossa colunista Claudine Blanco é fundadora das agências de viagem Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes, Sócia-fundadora da Family Trip Magazine e mãe do Pedro e da Marina. Ela assina a coluna de especialista em viagens da plataforma e compartilha seus conhecimentos, paixões e propósitos sobre viagens em família.

* A Family Trip Magazine tem como propósito divulgar todo tipo de iniciativa que promova essa transformação geracional e queremos levantar uma rede de famílias solidárias que passem a viajar com um olhar diferenciado para o mundo, para que sejam impactadas e se transformem agentes transformadores, criando projetos ou apoiando iniciativas sérias já existentes.

Se o seu projeto tem o mesmo propósito que o nosso, fale conosco, pois iremos te ajudar a encontrar soluções, desenhar produtos e ampliar a divulgação dos seus projetos para ajudá-lo a captar recursos através da nossa comunidade e de nossas parcerias. Hoje, atuamos com nossas três marcas; clique e conheça nosso propósito: www.grupoviajar.com.br

Serviços

Entre em contato:

Viagens do Bem

As agências de viagens Viajar com Crianças ou Viajar com Adolescentes são especializadas, com roteiros adaptados para diferentes faixas etárias e com destinos que saem do comum. Viagens que aproximam a família e transformam gerações.

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo