Family Trip Magazine

Italia-em-familia-com-criancas

A Dolce Vita em Família: descobrindo a Itália com crianças e adolescentes

Uma jornada encantadora pelos sabores, cultura e histórias italianas que promete criar memórias inesquecíveis para toda a família

Por Diego Paiva

Em meio às pitorescas paisagens, ruínas históricas e uma culinária que desperta os sentidos, a Itália se revela como um destino perfeito para uma viagem em família. Vamos explorar as maravilhas do país da bota através dos olhos curiosos de crianças e adolescentes e dicas preciosas da nossa comunidade de famílias viajantes. Prepare-se para explorar a terra da massa e do gelato com os pequenos!

O Encanto das Cidades Históricas

A Itália tem algo para todos, independentemente da idade. Desde os locais históricos fascinantes até as belas paisagens naturais, há muitas atividades e atrações que encantarão tanto as crianças quanto os adultos. Uma das principais razões pelas quais a Itália é um ótimo destino para férias em família é a sua rica história. As crianças podem aprender e se divertir ao explorar monumentos antigos, como o Coliseu em Roma ou o Anfiteatro de El Jem em Verona. As cidades italianas são verdadeiros museus a céu aberto e tornam-se parques de diversões cultural para os pequenos historiadores em ascensão. As ruas estreitas de Florença revelam obras-primas renascentistas, enquanto Veneza proporciona um passeio romântico pelos canais, criando memórias que durarão a vida inteira. Vamos fazer esse tour pelas principais cidades do norte do país e deixar o sul, com suas belíssimas praias para uma próxima matéria. A Itália é um país que pede várias viagens.  

Roma-com-criancas
Crianças se fantasiam de imperadores romanos para conhecer o Coliseu

Explorando Roma com crianças

O Coliseu é um dos monumentos mais famosos do mundo e uma visita obrigatória quando estiver em Roma. As crianças ficarão fascinadas ao explorar as antigas ruínas e aprender sobre a história dos gladiadores. Certifique-se de reservar um guia turístico especializado em crianças para tornar a visita ainda mais envolvente; a guia Marina Sacco faz caças ao tesouro extraordinárias que envolvem toda a família. Se não for com guia, é recomendável comprar os ingressos antecipadamente, pelo site oficial ou por sites de passeios. Há diferentes visitas: a simples, a que inclui o subsolo, o passeio noturno… veja o que melhor interessar a sua família. À 15 minutos a pé do Coliseu, fica La Bocca della Veritá, uma peça de mármore da Idade Média que era tida como um detector de mentiras. Segundo a lenda, quem colocar a mão na boca da imagem e estiver mentindo, terá a sua mão retida. As crianças adoram fazer o teste.

Seguindo a pé, é possível ir até a famosa Fontana di Trevi,  lotada de turistas, mas essa obra barroca é tão linda e imponente que não pode ser deixada de lado. Além de que existe o mito de que para voltar para Roma, tem que ficar de costas e jogar uma moeda por cima do ombro direito. Na dúvida…todos fazem um pedido! Há diversas sorveterias na Praça, é uma ótima parada para se refrescar. E, para terminar o dia, que tal andar mais um pouco até a Ponte Humberto I,  sobre o Rio Tibre, de onde se tem uma belíssima vista para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Um ótimo lugar para tirar fotos. 

As crianças cansaram ou ninguém quer passar o dia andando? A dica das famílias são os ônibus hop on hop off que passam por todas essas atrações. 

la-Bocca-della-Verita-Roma-com-criancas
La Bocca della Verità: quem mentir fica com a mão presa
Fontana-di-Trevi-Roma-com-criancas
Fontana di Trevi: tem que jogar uma moeda por cima do ombro
ponte-Humberto-I-com-vista-paras-a-Basilica-de-Sao-Pedro-Roma
Passeio na Ponte Humberto I com vista para a Basílica de São Pedro

A visita ao Vaticano, considerado menor país do mundo e sede da Igreja Católica Romana também é a residência do Papa e pede uma certa antecedência e preparação para entrar nos museus, principalmente na Capela Sistina, com o teto de Michelangelo. Os ingressos podem ser comprados on line e se por acaso estiverem esgotados, tente pelos sites de passeios. Normalmente, as famílias fazem passeios de 3 horas e para deixar a visita ao Museu do Vaticano mais lúdica para crianças pequenas, que tal imprimir o mapa de caça ao tesouro das obras de arte? Isso ainda pode ser completado com uma visita audio-guiada (em inglês). Os museus do Vaticano também oferecem visitas guiadas para pessoas PCD, cegos e surdos. Quando bater uma fome, tem pizzaria e self service e, para quebrar esse dia culturalmente rico, mas bem cansativo para crianças, a dica das famílias é terminar na Villa Borghese com lago com pedalinhos, aluguel de bicicletas para a família, parquinho de crianças, cafés e muito verde, além de uma bela vista sobre Roma. 

sorvete-no-parque-Villa-Borghese-Roma-com-criancas
vista-do-Monte-Pinciano-Villa-Borghese-Roma-com-criancas

Fotos 1 e 2: Sorveteria e vista do Monte Pinciano na Villa Borghese

Publicidade

Florença em família

De Roma, pegue o trem (que oferece tarifas para famílias; quanto mais cedo reservarem, mais barato fica) para Florença. Esta é mais uma cidade linda, um verdadeiro museu a céu aberto! Aqui, não tem como não ver o imponente Duomo, bem no centro da cidade. O centro, aliás, é praticamente feito de ruas pedestres, o que é bem seguro para crianças. A Catedral de Santa Maria Del Fiore (Duomo) é a quinta maior igreja da Europa, demorou seis séculos para ser construída e impressiona pelo seu tamanho, cúpula gigante e fachadas de mármore branco e verde. É possível subir até a cúpula, mas é bem cansativo com mais de 400 degraus e não aconselhável para pessoas claustrofóbicas e crianças. 

Os ingressos para os principais museus podem ser comprados on line: Galeria Uffizi, onde está exposto o quadro do Nascimento de Vênus feito por Botticelli, a Galeria Dell’Accademia onde fica a estátua gigante de David de Michelangelo e os Jardins de Boboli de onde se tem uma bela vista para a cidade. Uffizi tem visita especial para crianças com uma caça ao tesouro das obras. 

Para dar uma quebrada em tantos museus, a dica das famílias é fazer um tour de bicicleta, já que o centro é plano e sem carros ou de carrinho elétrico. E que tal fazer uma aula gastronômica em família com a descoberta de dois pratos principais: pizza e gelatto?

Florença também é um bom ponto de partida para conhecer cidades da Toscana, como San Gimignano, Siena, Lucca e Pisa. Todas ficam a, no máximo, 2 horas de carro. É possível alugar carro mas também fazer excursões de ônibus ou ir de trem e passar o dia na cidade. Se algum desses passeios incluir uma visita a vinícolas na região do Chianti, melhor mesmo é contratar um tour.

Outro lugar que as crianças menores vão gostar é a Praça da República, onde há um carrossel antigo e vale passar pela Ponte Vecchio. Se derem sorte, podem pegar algum teatro de marionetes feito por artistas de rua.

vista-do-Duomo-de-Florenca-Italia
Vista da cidade e do Duomo a partir dos jardins de Boboli
Torre-de-Pisa-com-criancas
As crianças vão se divertir com a Torre de Pisa

A encantadora Veneza

O bom de Veneza é caminhar, perder-se nos becos e vielas, atravessar e contar o número de pequenas pontes (são mais de 420). Só cuidado com os menores, porque vários lugares não têm guarda-corpo. Essa é a cidade que festeja o Carnaval com máscaras e roupas de gala. Vocês podem comprar máscaras em alguma loja de souvenir e fazer um inesquecível passeio de gôndola pelos canais. Aliás, vale experimentar os diversos transportes dessa cidade que é feita sobre as águas: o vaporetto (como um ônibus), o taxi-lancha. Todos permitem visões diferentes dos casarões e ver detalhes que não podem ser vistos a pé. 

É imperdível ver a Praça e Basílica San Marco e quem quiser ter uma visão geral da cidade pode subir no Campanário. Outro passeio cultural que vale à pena é o Palazzio Ducale com suas obras e riqueza de detalhes arquitetônicos. Se as crianças falarem inglês, é possível fazer uma visita dos itinerários secretos que mostram as prisões, sala de torturas e a história da fantástica fuga de Casanova por cima dos telhados. Ali do lado, dá para ver a Ponte dos Suspiros, que se chama assim porque dizem que os prisioneiros suspiravam ao passar por ela e ver o mundo externo pela última vez. 

Para contrabalancear os passeios culturais um pouco densos, a dica das famílias da comunidade é fazer um passeio de barco até as ilhas de Murano e Burano. Murano é conhecida pela tradição na fabricação de cristais e vidros. É fácil entrar em uma loja/fábrica e ver algum artesão soprando o vidro, o que todos observam com muita curiosidade. E Burano parece um cenário cenográfico com suas casinhas super coloridas. Outra boa opção é fazer um passeio de bike pela ilha do Lido

passeio-de-gondola-em-Veneza-com-criancas
canais de Veneza-com-criancas

Foto 1 e 2: Passeio pelos canais de Veneza, de gôndola ou a pé

A culinária italiana: massas, pizza e gelato

A comida italiana é famosa em todo o mundo, e as crianças não são exceção quando se trata de apreciar as delícias culinárias da Itália. Aqui estão algumas opções populares que certamente agradarão aos paladares exigentes das crianças:

Pizza

A pizza é um prato amado por crianças e adultos. Na Itália, você encontrará uma grande variedade de pizzas autênticas, desde a clássica margherita até combinações mais criativas de ingredientes frescos. As melhores são as que são feitas no forno a lenha, claro. A Pizzaria Clementina em Roma está sempre entre as mais conhecidas da cidade e tem sabores muito variados. Na Forno Campo De’Fiori, também em Roma, a graça é pegar as pizzas que vêm dobradas e sair passeando pelas ruas enquanto se delicia. 

Massas

As massas são uma parte essencial da culinária italiana e são especialmente populares entre as crianças. Desde o clássico spaghetti até o divertido ravioli recheado, há uma variedade de massas deliciosas para experimentar. Uma boa dica das famílias da nossa comunidade é conhecer o mercado central de Florença,  com muitas opções de restaurantes no segundo andar. 

Gelato

O gelato é uma sobremesa italiana irresistível que as crianças vão adorar. Com uma variedade de sabores deliciosos para escolher, não deixem de experimentar o autêntico gelato italiano durante a viagem. A dica é conhecer a Gelateria Della Passera em Florença ou La Gourmandise em Roma, que tem sabores muito diferentes. 

crianca-comendo-pizza-na-Italia

Serviços

Onde ficar? 

Veja as recomendações das famílias viajantes da nossa comunidade: 

EM ROMA
Trevi Elite Roma é muito bem localizado perto da Fontana di Trevi e tem quartos para famílias.

Sonder at Prati Lungotevere é muito bem localizado e tem apartamentos para 4 a 6 pessoas.

Hotel Santa Maria, no bairro de Trastevere, junto ao Rio Tibre. É charmoso e tem quartos para famílias.

Best Western Plus Hotel Universo, perto da estação de trem Termini e com quartos para famílias

Meininger Roma Termini um hostel que parece um hotel, pertinho da estação de trem Termini e com quartos quádruplos.

EM FLORENÇA
Globus Urban Hotel, muito bem situado, perto da estação rodoviária e principais atrações.

Coco Places Firenze, perto da estação de trem: um apartamento moderno com varanda para um jardim. 

Hotel Pendini com excelente localização, decoração clássica e quartos para famílias.

As agência de viagem Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes podem ajudar a sua família a fazer um roteiro perfeito!

EM VENEZA

Hotel Papadopoli Venezia, na beira do canal e com cais privativo. Tem quartos triplos. 

Hotel A La Commedia, luxuoso, com excelente localização e quartos para famílias. 

Hotel Flora, muito charmoso, bem localizado e com quartos para famílias.

Hotel Palazzo Vitturi, central e muito bem localizado, com quartos elegantes para famílias.

Residenza Ducato, apartamento moderno, central e muito bem localizado. 

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

le adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo