Belize encanta famílias aventureiras
Um destino bem diferente, do qual se ouve pouco falar mas que tem muito a oferecer. Vamos descobrir este "novo" destino para famílias?
Por Claudine Blanco
Quando recebi o convite para conhecer Belize, fiquei encantada! Adoro explorar novos destinos e trazer roteiros novos para famílias.
Para começar, vamos nos situar porque muita gente me perguntou onde ele ficava, pois nunca tinham nem ouvido falar. Essa é a melhor parte, porque realmente é um destino pouco conhecido, o que o torna ainda mais especial.
Belize fica na América Central e faz fronteira com o México e com a Guatemala, banhado pelo Mar do Caribe. É lá que fica a segunda maior Barreira de Corais do mundo, perdendo apenas para a Austrália, então para as famílias que têm mergulhadores é um grande paraíso.
Como todo lugar do Caribe, a sensação está sempre voltada para o mar, que inegavelmente é o melhor da viagem, mas Belize tem uma particularidade que outros destinos não tem, ele tem selva e ruínas maias também, o que certamente tornará a viagem mais completa e interessante já que une praias paradisíacas, cultura e uma dose de ecoturismo.
Por ser um destino ainda pouco explorado, ele é bem diferente do que os brasileiros estão acostumados a encontrar quando viajam pelo Caribe. Não esperem encontrar grandes redes de resorts conhecidos, centrinhos com lojas e várias opções de restaurantes e tudo que remete às ilhas americanizadas. Aqui tudo é rústico e muito típico.
A porta de entrada é Belize City, onde fica o aeroporto internacional que recebe os vôos de Miami ou Panamá (com menor frequência). A parte mais conhecida de praias fica ao Norte, em San Pedro, mas para as famílias o roteiro ideal é fazer as praias ao Sul, em Placência, onde os hotéis têm mais estrutura.
O ideal é primeiro fazer a parte de Selva e de lá visitar as ruínas deixando a praia para o final. Belize City não tem nenhum atrativo turístico, então é chegar e já partir para a região de San Ignácio, que fica a 1:30h de carro dali. É lá onde ficam as ruínas de Xunantunich e Caracol, as duas principais ruínas Mayas de Belize. É muito bacana poder explorar as ruínas, inclusive é permitido caminhar sobre elas, coisa que em muitos sítios arqueológicos como os do México não são. Fica mais fácil para as crianças entenderem, ao explorar as diversas áreas, um pouco da cultura deles e para os mais aventureiros é possível até chegar à cavalo.
A região possui dois hotéis boutique super charmosos: Blancaneaux Lodge e Ka’Ana Resort e Spa. Para os fãs de comida saudável vale ressaltar que eles se orgulham de possuir uma culinária orgânica e natural. É super comum encontrar hortas em meio aos seus jardins e a base são os peixes, carnes e aves como acompanhamentos, às vezes bem picantes, então cuidado extra com os pratos para as crianças.
Fotos 1 e 2: Blancaneaux Lodges; Fotos 3, 4 e 5: Ka’Ana Resort / Divulgação
Entre uma visita à ruína e outra o ideal é conjugar alguns passeios de aventura. O mais bacana dessa região são as explorações de cavernas, que podem ser em canoas, para quem prefere algo mais light e tenha crianças menores como a Barton Creek.
Ou para os mais radicais, a Actun Tunichil Muknal (ATM Cave), aqui a exploração é para os maiores e que não tem nenhum problema de claustrofobia, são mais de 4h de percurso interno (ida e volta), passando por áreas com água até quase o pescoço e alguns trechos bem estreitos até chegar a base central onde se vê vários resquícios dos sacrifícios, incluindo esqueletos humanos, oferecidos pelos Mayas que consideravam as cavernas sagradas. Aventura digna de Indiana Jones.
Partindo dessa região depois de explorar cavernas e ruínas é hora da família apreciar as praias. A melhor forma de se locomover de uma região para outra é em pequenas aeronaves pela Tropic Air. Sobrevoar toda essa região é incrível e vai encantar a família. A próxima parada é em Placência.
Lá os charmosos hotéis boutiques têm várias opções para acomodar as famílias, incluindo algumas residências em vilas para quem viaja com grupo familiar ou de amigos.
As melhores opções são Itz’Ana Resort, ou Turtle Inn, famoso hotel da família do cineasta Francis Coppola.
Fotos 1 e 2: Itz’Ana Resort; Fotos 3 e 4:Turtle Inn / Divulgação
Para quem curte a gastronomia local, vale a experiência de um jantar Garifuna (Itz”Ana Oferece), onde simpáticos locais entoam cantos nessa língua e ao som de tambores, a família pode provar pratos à base de banana verde, coco e peixe. Uma ótima oportunidade de introduzir a criançada na cultura local.
Para visitar as praias paradisíacas tem que obrigatoriamente sair de barco e visitar os chamados Cayos, que são banco de areias que formam pequenas ilhas . O mais famoso é o Laughing Bird Caye, mas existem vários outros que podem ser visitados, como a minúscula Silk Caye. Nesses passeios a família irá se divertir fazendo snorkel e explorando a rica vida marinha nos atóis. Diversas espécies de coloridos peixes, tartarugas e arraias flutuam em nossa frente.
Um passeio imperdível é fazer um voo panorâmico pelo imperdível Blue Hole, que é o cartão postal do destino. Na verdade é uma caverna com mais de 120m de profundidade e somente experientes mergulhadores podem mergulhar nele. O sobrevoo em pequenas aeronaves é feito pela Tropic Air, que propõe a experiência em dias e horários específicos (consultar com antecedência), custa em média USD 230 por pessoa, mas vale a pena pois o visual é incrível!
Para quem quer mergulhar mesmo, o ideal é ficar hospedado próximo a barreira de coral para poder todos os dias explorar a região. O Ray Caye Island Resort é uma ótima opção, mas fica em uma ilha isolada e exclusiva, então é ideal para a família já com filhos adolescentes e que já praticam mergulho.
Agora, para quem quer mesmo explorar o melhor do mar de Belize de uma forma única e exclusiva, vale a experiência de se hospedar em um Catamarã, com chefe de cozinha e todo requinte e conforto que os mais luxuosos serviços podem oferecer. No The Moorings, a família vai conhecer os paraísos mais escondidos e navegar pelo melhor que esse destino oferece.
Serviços
Que tal levar sua família para conhecer um novo destino?
- Melhor época para ir: de Novembro a Maio
- Idioma: Inglês
- Câmbio: USD 1,00 = 2,00 BZD (Belize dólar)
- Não precisa de visto (apenas se for via Miami)
- Precisa de Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela
As agência Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes organizar essa viagem para a sua família.
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…