Family Trip Magazine

Gramado: diversão de janeiro a dezembro

Com atrações para todas as idades, e renovadas a cada ano, a cidade gaúcha se transformou num dos maiores polos turísticos do país – e não só no inverno

Por Luiz Maciel

O Brasil tem vários destinos de inverno que recebem turistas nas férias de julho para se esbaldarem de fondue, chocolate quente e passeios entre vales e montanhas que rendem belas fotos. E tem Gramado, na Serra Gaúcha, que é um caso à parte por oferecer muito mais que essas tradicionais atrações da estação fria. É um lugar do qual se volta com experiências que não se encontram, assim tão combinadas, em nenhuma outra parte do país.

São tantos os pontos de interesse em Gramado, que nem dá para citar todos eles aqui. Mas é natural começar essa lista pelo Snowland, um parque temático de neve que continua sem concorrentes no Brasil, embora já exista há oito anos. Com área equivalente a dois campos de futebol, o Snowland reproduz uma vila alpina com montanha nevada, pista de esqui, patinação no gelo e, naturalmente, um café-restaurante para os visitantes se refazerem entre uma diversão e outra. Na área do café – que inclui lojas e jogos eletrônicos – a temperatura é de 18 graus. No entorno gelado, o frio chega a 5 graus negativos. 

Situada a 850 metros de altitude, Gramado é uma das cidades brasileiras que podem registrar nevascas sem causar espanto, no período de junho a agosto. Com o Snowland, porém, passou a garantir a sensação de inverno o ano inteiro, com certeza de neve e de diversão para a família inteira; principalmente para quem nunca teve a oportunidade de experimentar o verdadeiro frio. 

Outro grande diferencial de Gramado são seus museus e atrações. Alguns são meros amontoados de quinquilharias caça-turistas. Outros agradam especialmente as crianças, como o Mini Mundo, uma cidade em miniatura montada com precisão de detalhes e muito fôlego, com 133 construções, 505 veículos, 3.268 habitantes e 290 animais ou o novo Alice e o Chapeleiro, espaço temático sobre o romance de Lewis Carroll. 

O chocolate, indispensável em qualquer ambiente serrano, é homenageado não por um, mas por dois museus de Gramado. No Reino do Chocolate, aprende-se tudo sobre essa delícia de cacau, do seu descobrimento ao processo moderno de fabricação. No Mundo do Chocolate, cinco toneladas do produto modelam casas, animais e até uma Torre Eiffel de quatro metros de altura. Em ambos, claro, há uma variedade enorme de chocolates à venda. Outras opções interessantes são o Hollywood Dream Cars, com uma coleção de carros das décadas 1920 a 1960 em estado impecável, incluindo um Ford modelo A de 1929 e o Super Carros, onde você pode sair dirigindo um Maserati ou um Lamborghini.

Gramado, como Las Vegas, poderia ser um sucesso apenas com o sem-número de atrações indoor que oferece. Mas vai muito além disso, pois está imersa em uma natureza exuberante. Quem chega à cidade no verão – outra temporada alta na cidade, pelos muitos eventos natalinos de luz e som que se estendem de outubro a janeiro – percebe isso logo na estrada que sobe a serra, enfeitada por hortênsias floridas de ambos os lados. Na cidade, um passeio imperdível ao ar livre é o Lago Negro, que as crianças – e os pais também – vão adorar explorar de pedalinho, alguns em forma de barco pirata.

É preciso lembrar que Gramado é o epicentro de uma região muito especial, que merece ser conhecida mais a fundo por quem planeja uma estada de no mínimo sete dias. Na cidade de Canela, por exemplo, a apenas 6 km, ficam dois cartões postais de visita obrigatória: a Cascata do Caracol e a Catedral de Pedra em estilo gótico. Mais distante, a duas horas de carro, fica o cânion de Itaimbezinho, uma beleza natural que o Brasil ainda conhece pouco, o que é uma pena, pois se trata da nossa versão do Grand Canyon americano – em tamanho menor, mas muito mais verdejante. Também a duas horas de carro fica Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, onde é possível visitar vinícolas e pegar uma maria-fumaça até Carlos Barbosa, que recebeu os primeiros imigrantes italianos do Rio Grande do Sul. É programa de dia inteiro.

Não é por acaso, enfim, que Gramado, com uma população fixa de apenas 36 mil habitantes, seja visitada por cerca de 6,5 milhões de turistas por ano. Tanta gente assim não pode estar errada.

Natal Luz é o evento imperdível de Gramado que atrai milhares de turistas todos os anos. São diversos shows diários, em lugares fechados ou abertos e a maioria paga. Este ano, o evento acontece de 27 de outubro 2022 a 29 de janeiro de 2023. Programe-se, os ingressos podem ser adquiridos aqui. Veja o vídeo do evento a seguir. 

Serviços

Onde ficar
Gramado tem uma rede hoteleira extensa, com cerca de 27 mil leitos e opções de todos os níveis. Estes são alguns dos hotéis bem estruturados para receber famílias inteiras:

Casa da Montanha
Localizado no centro da cidade, próximo a várias atrações, tem sala de recreação infantil, piscina coberta e um carrossel que faz sucesso com as crianças. No Natal a programação inclui a chegada do Papai Noel.

Laghetto Stilo Vita
Bem central, perto da Rua Coberta, tem restaurante, piscina aquecida, espaço kids, sala de jogos e  fitness center. Além disso, o hotel é Pet Friendly e dispõe de estacionamento.

Villa Bella Conceito
A estrutura de entretenimento infantil é ponto forte: inclui monitores e até um mascote que aparece no café da manhã para brincar com os pequenos. Fica mais afastado do centro, mas compensa com a bela vista para um vale e o transporte gratuito até o centro.

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo