Family Trip Magazine

Riviera Maya, o melhor destino do Caribe para famílias

A paisagem plural e a profusão de atividades, em terra e no mar, fazem da região de Cancun, Playa del Carmen e arredores um paraíso de férias com direito a aventuras, mergulhos, cultura e badalação para família nenhuma esquecer jamais

Por Nathalia Hein

Há tantas referências de férias embutidas no imaginário coletivo quando se fala em Riviera Maia, que é quase impossível não se projetar lá. Basta fechar os olhos para visualizar o mar azul turquesa lambendo delicadamente a areia branca sob o sol, os parques, a natureza frondosa, os drinques coloridos, a estrutura hoteleira, os neons de Cancun, os tesouros arqueológicos, entre tantos outros atrativos, para cravar: essa região do Caribe, localizada na Península de Yucatán, é sinônimo de férias em família por diversos motivos, mas principalmente por possibilitar um mergulho (literalmente) em muitos aspectos da história, da vida e da cultura mexicana. 

Verdade seja dita: é pouco provável que outra região caribenha ofereça tantas opções e estrutura tão completa para se viajar com crianças. Mas é preciso saber que se trata de um destino com muitas nuances, por isso é preciso ter em mente qual o tipo de roteiro mais apropriado para a sua família. A melhor opção é dividir a viagem em duas partes, metade em Cancun e a outra metade em Playa del Carmen, o que te dará dois panoramas completamente diferentes da região.
Lembre-se de evitar os meses de julho a novembro, quando há possibilidade de furacões. Prefira o período entre dezembro e abril, quando o tempo é firme e a temperatura, perfeita para dias de praia.

Cancun: diversão e agito

Cancun vai constar em qualquer roteiro, mesmo que o balneário não seja o seu destino final, já que o aeroporto internacional da cidade (com voos diretos a partir do Brasil ou de conexões via Miami ou Panamá, por exemplo) é a porta de entrada na Riviera Maya. 

Vale saber que Cancun serve como base para conhecer vários dos atrativos do entorno, mas que a experiência certamente vai ser mais agitada e menos genuína. Isso porque Cancun, cuja fama como balneário de veraneio data do início dos anos 1970, é vertical, cosmopolita e feita de superlativos, a começar pelos resorts suntuosos que lotam a orla da “Zona Hotelera”. 

São eles, aliás, uma atração à parte, já que muitos dos resorts são um destino por si só, tamanha a quantidade de entretenimento que oferecem aos seus hóspedes. Na ponta norte de “7” – como é conhecida a topografia da península estreita e comprida do lugar, separada do continente por uma lagoa salobra – ficam os hotéis mais agradáveis para aproveitar a praia, região onde o mar é mais calmo. Além disso, é uma boa localização para quem quer conhecer o centro, onde ficam os bares, as casas noturnas e diversos restaurantes, muitos deles com os caricatos mariachis que, com suas vestimentas típicas e chapelões, se apresentam durante o jantar e oferecem músicas típicas às mesas. 

No coração da “Zona Hotelera”, o Kempinski Hotel Cancun (antigo Ritz-Carlton) está entre as mais luxuosas opções de hospedagem e vai proporcionar uma experiência exclusiva num dos pontos mais bonitos do balneário. Diferente da maioria dos resorts da área, não funciona em sistema all inclusive, mas conta com diversos atrativos, incluindo duas piscinas, seis restaurantes, kids club com programas de sustentabilidade para os pequenos e beach club. Escolha frequente entre famílias, o Paradisus by Meliá Cancun é um “gigante” em formato de pirâmides com um verdadeiro universo dentro de sua estrutura. Há dez restaurantes, incluindo de cozinha típica mexicana e um oriental, kids club e uma área molhada com piscinas e toboáguas. Um dos favoritos na cidade, o Hard Rock Hotel Cancun tem estilo contemporâneo, repetindo o decor dos bares-restaurantes da marca cujo tema é a música. Trata-se de um cinco estrelas all-inclusive voltado para o entretenimento de todas as idades. O Roxity Kids Club oferece um tema diferente todos os dias, levando a criançada para nadar, dançar, criar e mergulhar. Já o Kidz Bop Experience, para crianças entre 6 e 12 anos, convida a turminha a criar sua própria banda, explorando seus talentos musicais. Adolescentes (e adultos) costumam ficar boquiabertos com os “brinquedinhos” do The Cavern Club, sala de jogos com boliche, jogos eletrônicos, aula de música e muita interatividade. Entre os seis restaurantes do resort, há até um de cozinha brasileira. 

tacos_comida_mexicana

Publicidade

Uma vez definido o hotel (certamente, entre tantos, há um sob medida para a sua família) basta aproveitar os dias entre o mar cristalino – muitos hotéis oferecem brinquedinhos de praia – e a programação urbana, que inclui o charmoso La Isla, shopping ao ar livre à beira da laguna Nichupté, onde há desde lojas de grifes a tendas de artesanato local, e também atrações como o Interactive Aquarium ou no parque temático Puerto  Maya Cancun, com passeios de barco, mergulhos com snorkel e excursões na selva; uma das mais populares atrações para quem visita Cancun. Nos arredores, vale embarcar num jantar tipicamente mexicano no Señor Frog, com drinks sem álcool em copos divertidos, ou no agradável Crab House, em um deck sobre a lagoa.

Reserve um dia para um dos passeios mais inesquecíveis da viagem: a Isla Mujeres. Há ferries e barcos rápidos (leva entre 15 e 40 minutos, dependendo da embarcação) que conduzem até a pequena ilha, onde o programa é um só: explorar, sem pressa, e curtir muito. A melhor maneira de fazer isso é alugar um carrinho de golfe (há quem prefira ir de bike, mas com crianças menores pode ser bem cansativo) e, com um mapa da ilha em mãos, ir parando de praia em praia: destaque para a Playa Norte, que parece uma piscina de tão calma. Por ali, uma boa opção é o restaurante Sunset Grill que, como o próprio nome já diz, é cênico e ótima opção para comidinhas e drinques enquanto as crianças se divertem na areia. Outra alternativa muito divertida para os pequenos – mas que requer mais horas – é o Garrafón Natural Park, onde é possível fazer atividades como tirolesa, snorkel, caiaque, mergulho e até nado com golfinhos (pago à parte – atividade que também pode ser feita no Dolphin Discovery Isla Mujeres, um dos mais conhecidos centros do mundo para a interação com os animais.

Playa del Carmen: originalidade mexicana

Depois da urbana Cancún, Playa del Carmen aparecerá como um bálsamo de calmaria: sua chance de experimentar um México mais genuíno. Não espere, claro, um paraíso intocado. Já faz tempo que a região entrou para o circuito turístico da Riviera Maia, mas, embora afamada, segue menos urbanizada, preservando ares de vilarejo, mesmo nas construções dos modernos e luxuosos hotéis que se instalaram ali, caso do impressionante Rosewood Mayakoba. Ali tudo foi pensado para integrar os hóspedes à cultura local, incluindo a riquíssima programação infantil, que inclui produções artesanais de objetos como pinhatas e “jóias” regionais, e programas integrados entre pais e filhos, tudo num ambiente absolutamente elegante. Outra opção nos mesmos padrões, o Grand Velas Riviera Maia tem muita diversão para crianças e adolescentes, incluindo “Olimpíadas”, menu-kids nos seis restaurantes e diversas piscinas. O Hotel Xcaret tem a proposta muito interessante de ser “All Parks, All Fun“, um all inclusive com tudo incluído, até traslado e alimentação nos diversos parques do mesmo grupo!

Além desses há, claro, uma gama de opções de hotéis de diferentes estilos e padrões, mas uma coisa é certa: explorar o centrinho de Playa del Carmen deve fazer parte de qualquer programação. É nos arredores da Quinta Avenida, uma via só para pedestres, que acontece toda a vida do balneário, cujo clima é bem mais familiar, intimista e rústico do que Cancún. Ali enfileiram-se restaurantes, bares, lojinhas de toda a sorte e um clima delicioso para apreciar o entardecer com um belíssimo sorvete em mãos. Um momento para agradecer a oportunidade de estar em família em um lugar tão especial. 

Reserve um dia para explorar Cozumel, a ilha que, junto com Cancun, ajudou a levantar a fama da Riviera Maia. O motivo é simples: trata-se da região que guarda a segunda maior barreira de corais do mundo, ponto de mergulho, exploração e contemplação dos mais valiosos da viagem. Os ferries saem de hora em hora do porto de Playa del Carmen (vários quiosques vendem tickets na Quinta Avenida) e a ideia é passar o dia e percorrer a diminuta ilha. Uma ótima opção para quem viaja em família, o Parque Chankanaab é um complexo na praia e tem shows de leões marinhos, golfinhos, peixe-boi, uma réplica de uma vila hispânica e estrutura de mergulho para quem quiser explorar de snorkel as imediações da ilha ou seguir para mergulhar (com tanque) no recife. 

Um dos mais belos spots da região, no meio do caminho entre Cancun e Playa del Carmen, Puerto Morelos vale o deslocamento. Trata-se de uma vila de pescadores que parece parada no tempo, reduto de puro charme. Dali saem os barquinhos que levam até os recifes para mergulhar ou flutuar (programa recomendado para crianças que já sabem nadar). Outra alternativa é apreciar o dia nessa praia repleta de gaivotas e nada além do azul e da brisa do mar. 

Embora seja morada de muitas e belas praias, várias delas com beach clubs badalados, Playa del Carmen é também ponto de partida para conhecer mais profundamente o passado da região e entender os traços da herança cultural através dos sítios arqueológicos remanescentes e muito bem preservados. O mais famoso deles, Chichén Itzá, fica a cerca de 3 horas e pode ser um desafio com crianças, tanto pelo calor quanto pelo nível de dificuldade do passeio. Isso porque o complexo, considerado uma das maravilhas do mundo moderno e capital do povo Maia, requer caminhadas e subidas. A melhor maneira de conhecer é embarcar em um tour guiado que vai apresentar, passo a passo, a complexa arquitetura, incluindo o famoso El Castillo (a famosa Pirâmide de Kukulcán, o mais sagrado dos templos).

Outro importante e impressionante sítio arqueológico, Tulum fica mais perto (cerca de 40 km de Playa) e reúne descobertas históricas e dolce far niente à beira mar, ou seja, ideal para fazer com as crianças que vão ter doses de cultura e diversão na medida. Para chegar à cidade Maia é possível tomar um táxi, alugar um carro ou embarcar em um tour. Seja como for, a sensação de chegar ao lugar faz cair o queixo, com as ruínas de Tulum (que significa muro) de cara para o mar turquesa, visão que forma um contraste incrível. O cenário vale uma foto em família e um registro para sempre no coração. 

No mesmo dia, é possível conhecer uma outra riqueza natural genuinamente mexicana: os cenotes. A região da Riviera Maya é repleta desses pequenos oásis, na verdade “buracos” onde a água doce dos rios fica represada, formando deliciosas e geladas “piscinas ou riozinhos rios subterrâneos” (eram considerados fontes sagradas pelos maias).  O Cenote Azul, no caminho até Tulum, merece um mergulho inesquecível.

Serviços

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo