Family Trip Magazine

Um roteiro para nunca esquecer

Dunas, piscinas naturais e nada de wifi: minha viagem inesquecível com três filhos na Rota das Emoções

Por Alexandre Fonseca

Com as agendas apertadas que minha mulher, Eleonora, e eu, ambos médicos, temos, gostamos de planejar nossas férias com bastante cuidado para aproveitarmos ao máximo cada dia. E posso dizer que percorrer a Rota das Emoções com nossos filhos – que à época tinham 14 (Enzo), 12 (Allegra) e 9 anos (Massimo) – foi uma das melhores viagens que já fizemos.

Para quem não ligou o nome ao local, a Rota das Emoções é um trecho no litoral norte do país, entre o Maranhão e o Ceará, compreendendo os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Barra Grande, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará.

Não poderia haver nome mais apropriado: cada dia do nosso roteiro, de cerca de duas semanas, teve uma emoção diferente, no céu, no mar e na terra. É uma viagem que meus filhos até hoje recordam com carinho, e um dia em especial entrou para a história de nossa família, na Lagoa do Gavião.

A viagem aconteceu em julho de 2019, época perfeita para apreciar as lagoas de tom esmeralda dos Lençóis e os ventos perfeitos nos céus cearenses, que ficam enfeitados pelo colorido do kitesurf.

Começamos em São Luis e logo partimos para os Lençóis. De cara, uma aventura daquelas para guardar para sempre: percorremos o longo trecho de Barreirinhas a Atins sobre quadriciclos – nós cinco e o instrutor. A adrenalina já começou a subir. Em Atins, ficamos num hotel fantástico, La Ferme de Georges, com chalés em meio às dunas e serviço impecável. Mesmo onde não havia luxo, a boa vontade e a simpatia das pessoas compensava qualquer falta de infraestrutura. E as conversas sempre rendiam verdadeiras lições de vida.

Visitamos as incríveis piscinas naturais, mas queríamos ir além. Foi quando o guia nos sugeriu a Lagoa do Gavião. É difícil descrever em palavras o que foi esse dia, gravado para sempre em nossa memória – e revivido no vídeo que editei depois da viagem (como, aliás, sempre costumo fazer). Tivemos um dia só para nós na Lagoa do Gavião, pulando da duna, mergulhando, brincando, vendo a felicidade espelhada nos olhos uns dos outros.

Publicidade

De Lençóis, seguimos para o Delta do Parnaíba. Do verde das águas, partimos para o verde exuberante das árvores, o vermelho dos guarás e o dourado do pôr-do-sol incomparável.

É incrível o conhecimento de todos com quem conversamos sobre a natureza local, a importância do delta, a vida dos guarás e a posição única desse pedaço do país, com mais de 70 ilhas fluviais. Não há aula em escola que supere o que meus filhos aprenderam ali, ao vivo

E ainda fomos recompensados por outra joia de hotel, a Casa de St. Antônio, um hotel boutique dentro de um casarão colonial.

Depois dos banhos de natureza quase intocada, seguimos para Barra Grande, um ponto importante de kitesurf na divisa do Piauí com o Ceará, com grande presença de turistas estrangeiros e um clima diferente. Foi a transição perfeita para Jericoacoara, que já nos colocou de volta ao clima mais cosmopolita e um pouco acelerado. Mas só um pouco. Jeri está mais agitada, com bares, restaurantes e aquele jeito de esquina do mundo – mas ainda consegue proporcionar momentos de descanso simples, cercados de beleza. Ou ainda de novas aventuras, já que lá meus filhos fizeram aulas de windsurf.

A Rota das Emoções pede um planejamento cuidadoso, por isso, optamos por contratar os serviços de uma agência de viagens especializada, a Viajar com Crianças. Fizemos quase 30 traslados, entre aeroporto, SUV, barcos e quadriciclos. Tudo funcionou pontualmente e com segurança, mesmo em ambientes muito remotos, completamente distantes da nossa realidade o ano todo.

Foi uma surpresa imensa para todos nós. Meus filhos, que mesmo tão jovens já são bem viajados, curtiram cada dia. Não sentiram falta do wifi – só usavam mesmo quando chegávamos no hotel, e olhe lá. Até isso foi uma emoção diferente.”

Alexandre Fonseca é cirurgião plástico em São Paulo. A família adora viajar para esquiar – e tem adorado explorar destinos dentro do Brasil.

Clique abaixo e veja o video incrível que ele compatilhou conosco. 

Serviços

 Conheça La Ferme de Georges 
 Conheça a Casa de Santo Antônio 
 Viagem feita com a agência Viajar com Crianças que oferece roteiros individuais ou saídas especiais em pequenos grupos para o destino.

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo