Family Trip Magazine

Europa também dá praia

Entre uma e outra visita a museus e monumentos históricos, explore o litoral europeu com as crianças. Elas vão adorar.

Por Luiz Maciel Filho

Muitas praias europeias, talvez a maioria, têm pedras e cascalho no lugar de areia. E são banhadas, em geral, por águas mais frias do que as do litoral brasileiro. Ainda assim, há opções de sobra para quem quiser aproveitar o verão europeu à beira-mar numa viagem com crianças, com direito a belas paisagens e muito sol. Sobretudo em países mais ao sul do continente, como Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia, onde o sol só se põe às 22h em julho e agosto.

Se a ideia for passar a maior parte da viagem à beira-mar, as praias do Algarve, no sul de Portugal, são opções mais que certeiras – tanto para famílias que buscam um resort com lazer completo, para uma temporada de relaxamento, como para aquelas que gostam de explorar a região a bordo de um carro alugado. 

Para quem prioriza o sossego, vale citar os hotéis Pine Cliffs, debruçado sobre a Praia da Falésia, em Albufeira; o Tivoli Carvoeiro, na praia de Vale Covo, em Carvoeiro; e o Nau São Rafael Atlântico, na praia de São Rafael, também em Albufeira. São todos resorts super confortáveis e com vista privilegiada. Já aos viajantes que gostam de variar de cenário, a dica é escolher uma cidade como base – Faro, Albufeira, Lagos, Portimão… – e, a partir dela, fazer os deslocamentos. No Algarve, as distâncias são curtas, o mar é quase sempre calmo, a paisagem costeira é recortada por belas falésias e o povo, tão amigável quanto no resto do país.

A Grécia é outro destino fantástico para curtir o verão europeu no litoral. As melhores praias do país estão nas ilhas, que são muitas e podem até induzir os viajantes a incluir várias delas no roteiro – o que não é uma boa ideia. Melhor escolher duas ou três, no máximo, e fazer os traslados entre elas e o continente preferencialmente de avião, uma vez que as travessias de barco no Mar Egeu demoram mais.

Além das praias que remetem ao Caribe, pela combinação de areia branquinha com águas de um azul deslumbrante, as ilhas gregas são hospitaleiras, oferecem boa gastronomia e convidam ao relaxamento. Antes de partir para a primeira delas, reserve um ou dois dias para conhecer os monumentos históricos da capital Atenas, escala obrigatória em qualquer viagem à Grécia – as crianças também vão gostar de conhecer o Parthenon e ver a cidade lá do alto. 

Entre as praias mais bonitas das ilhas gregas estão as de Elafonissi, Lindos e Balos, em Rodes; a do Naufrágio, em Zakynthos (aquela com uma carcaça de navio encalhada na areia, que você certamente já viu em cartões postais); a de Balos, em Creta; a Vermelha, em Santorini; a de Ornos, em Mikonos; e a do Canal d’Amour, em Corfu. Para conviver bem com o abundante sol de verão nessas ilhas, faça os passeios sempre nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde e evite caminhadas longas – contrate transporte para as praias de acesso mais difícil, como a do Naufrágio, à qual só se chega de barco.

Publicidade

Um destino menos óbvio – e que por isso mesmo pode se revelar a surpresa mais agradável de uma viagem à Europa na estação quente – é a Croácia, banhada pelo Adriático. Anos depois do período em que passou escondida do mundo, como parte da ex-Iugoslávia, e de superar conflitos regionais que redesenharam o mapa dos Bálcãs, a Croácia recebe os visitantes com uma alegria genuína. Assim como a Grécia, tem uma costa salpicada com muitas ilhas, cerca de mil, o que também requer algum planejamento do viajante. As ilhas de Vis, Rogoznica, Brac, Brela e Paklena Otoci são as mais badaladas – em Brela fica a praia de Punta Rata, considerada uma das mais belas da Europa. A praia urbana de Banje, em Dubrovnik, é outra escolha sem erro. Todas dessa lista combinam areia branca com cascalho fino, o que não chega a ser um incômodo, e são adequadas a mergulhos em família.

É muito fácil, também, combinar a diversão à beira-mar com outras atrações urbanas, de maneira a satisfazer a família inteira no verão europeu, uma vez que há sempre uma cidade mais estruturada por perto – quando a própria praia não fica em uma, como é o caso de Barcelona e San Sebastian, na Espanha. As praias da baía de Arcachon, na costa atlântica da França, por exemplo, estão a cerca de 50 km – ou 40 minutos de carro – de Bordeaux, o que permite agendar banho de mar e visita a uma das vinícolas famosas da cidade para o mesmo dia. Para desfrutar de uma boa mesa não é preciso deixar a baía: as cidadezinhas são bem abastecidas de delícias, a começar pelos frutos do mar, fresquíssimos. Andernos-les-Bains, Le Moulleau, Grand Corot e Bordeaux-Lac são ótimas pedidas para jogar a âncora em Arcachon.

É fácil se encantar com qualquer dessas cidades litorâneas francesas quando se viaja na época certa e sem atropelos. A empresária francesa Veronique Toulotte, que mora no Brasil, tem ótimas lembranças da praia de Cassis, por exemplo, que é muito menos famosa do que as badaladas Cannes, Nice e Saint-Tropez, que também ficam na costa do Mediterrâneo. “É um lugar adorável, não só pela praia, que é de cascalhos, mas pelos passeios que proporciona. Dá para ir de barco até as Calanques [falésias de calcário] e passear de trenzinho pela cidade. Além disso, Cassis tem uma vinícola, a Clos Sainte Magdeleine, que fica à beira-mar e tem ótimos vinhos brancos e rosés para enfrentar o calor”, conta.

Assim como a de Veronique, as experiências de viagens anteriores, relatadas por amigos, são sempre inspiradoras, justificando os roteiros mais diversos pela costa da Europa. São tantas opções que fica difícil não deixar algumas praias de fora. É o caso da Sardenha, na Itália, uma das preferidas da família Turrini para ir com as crianças, que vai ficar para uma próxima matéria. Essa variedade de roteiros pede várias viagens ao velho continente. Planeje também o seu.

É bom lembrar que…

 …as praias europeias não são servidas por vendedores ambulantes. Leve uma embalagem térmica com as bebidas e petiscos.
 …vale colocar numa sacola os brinquedos favoritos das crianças que combinam com praia: bola, balde e pá para construir castelos de areia etc.
 …sempre há bares e restaurantes perto de uma praia, mas nem todos admitem traje de banho. Verifique a etiqueta local.
 …em praias de cascalho ou seixos é bom levar esteiras e sapatilhas para garantir o conforto.
 …agosto é o mês mais quente na Europa e também o que deixa as praias mais lotadas. Aproveitar as férias de julho é uma vantagem brasileira.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Rolar para cima
Pular para o conteúdo