Ilhas Maurício: o paraíso na costa africana
Sua família gosta de aventura e estar sempre em contato com a natureza? As Ilhas Maurício são um excelente destino nas férias para se divertir e fortalecer ainda mais os laços com as crianças
Por Mari Campos
Não são raras as descrições poéticas sobre as Ilhas Maurício. Esse pequeno arquipélago no Oceano Índico, a curta distância da costa africana, tem mesmo as belas praias rodeadas de vegetação tropical e palmeiras enfileiradas que permeiam o imaginário popular de “paraíso”.
Mas Maurício vai além: é uma mistura muito particular de África com tempero asiático, com atrativos naturais que vão muito além da vida à beira-mar e de seus excelentes resorts. Apesar da fama como destino de lua-de-mel, é perfeito também para ser explorado em família (dobradinha acertadíssima, por exemplo, com uma viagem à África do Sul) e pode ser visitado o ano todo, com temperaturas médias de 26 graus.
Praia de Trou-aux-Biches. Photo: Mauritius.now
Descobertas pelos portugueses no começo do século XVI (seu nome foi uma homenagem a Maurício de Nassau), as Ilhas Maurício foram posteriormente colonizadas por holandeses e franceses, até a chegada do domínio britânico – que durou até 1968, quando se tornaram independentes. Sob o domínio britânico, recebeu muitos trabalhadores vindos da Índia, o que influenciou enormemente não apenas na miscigenação da população testemunhada até hoje, mas também na cultura e na gastronomia tão características da ilha.
Com infraestrutura hoteleira impecável, muitas belezas naturais e praias de mar turquesa, a grande mistura cultural é um de seus maiores encantos. Os mauricianos são genuinamente gentis e hospitaleiros e, seja através do inglês, do francês, do criolo local ou mesmo das mímicas, fazem rapidamente qualquer turista se sentir bem-vindo.
Natureza arrebatadora da costa ao interior
Praias paradisíacas, jardins botânicos, plantações de chá a perder de vista, crateras vulcânicas e impressionantes templos hindus estão por toda parte, criando ali um vasto parque natural para a família toda.
Seu Jardim Pamplemousses (formalmente Jardim Botânico Sir Seewoosagur Ramgoolam), criado ainda no século XVIII, ocupa 37 hectares cobertos de diversas espécies de plantas, incluindo árvores plantadas por figuras históricas como Nelson Mandela e Gandhi – e está aberto todos os dias.
À beira-mar, com uma profusão de palmeiras que parece não ter fim, é difícil escolher a praia mais bonita. Com quase dois quilômetros de extensão, Trou-aux-Biches é a que aparece mais frequentemente nos rankings de “praias mais bonitas do mundo”. Tem águas turquesas morninhas e tranquilas, e um charmoso vilarejo homônimo que também vale a visita.
Com areia branquinha, Belle Mare também é queridinha das famílias em Maurício: tem ótima infraestrutura para passar o dia à beira do oceano Índico, e é parada excelente nos finais de tarde para admirar o pôr do sol.
La Prairie e La Baie du Cap são também praias deliciosas, com um adendo importante: são perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como kitesurf. Le Morne, com a montanha homônima dominando a paisagem, tem águas tranquilas e é frequentemente bem servida de food trucks com petiscos locais que costumam agradar bastante à criançada.
A montanha Le Morne, aliás, é uma das atrações mais visitadas de Maurício por adeptos de trekking – a vista panorâmica lá do alto é arrebatadora! Como a caminhada é puxada para crianças pequenas, um programa delicioso, sem perder a montanha de vista, é caminhar pela vila de pescadores de mesmo nome e fazer um belo piquenique na areia branquinha, sob a sombra das árvores. Uma experiência que certamente trará excelentes lembranças. Outro passeio inesquecível é fazer passeio de barco e ver golfinhos ao pôr do sol…
Chamarelle (ou Chamarel) é a cachoeira mais famosa da ilha, rodeada por um geoparque de impressionantes dunas de areias de sete cores diferentes (graças a um fenômeno geológico), compondo um dos grandes cartões postais de Maurício. O passeio a Chamarel pode ser facilmente combinado com a visita a uma área que mantém algumas tartarugas gigantes provenientes das Seychelles.
As Cataratas do Tamarindo – conhecidas também como Vale das Sete Cascatas – são espetaculares quedas d’água em altitudes diferentes que podem ser visitadas em caminhadas e paradas para banho nas lagoas e rios. Programa bacana com adolescentes esportivos e aventureiros.
Fé, açúcar e afeto gastronômico
As distintas religiões do país (há 44% hinduístas, 33% cristãos e 16% muçulmanos) renderam também diversas proezas arquitetônicas em igrejas, templos e mesquitas permeando a paisagem paradisíaca da ilha – como o templo hindu Shri Prasanna Venkateswara, rodeado por campos de cana de açúcar.
O mais famoso e imperdível é, sem dúvidas, Ganga Talao, erguido na Grand Bassin, uma lagoa naturalmente formada em uma das três crateras vulcânicas de Maurício, a 550 metros acima do nível do mar. Não bastasse a impressionante beleza natural da região, o local é também o mais sagrado da ilha para os hinduístas (diz a crença que estaria conectado com o rio Ganges subterraneamente). Ali foi erguido um belo templo dedicado a Shiva (além de outros templos secundários), que recebe mais de 300.000 peregrinos durante o Shivaratri, a maior festividade pública de Maurício.
Deixar de visitar a capital Port Louis seria um equívoco. Seu mercado municipal é parada obrigatória, com barraquinhas vendendo a perfumada baunilha da ilha, especiarias exóticas e deliciosos quitutes regionais (além de souvenirs de todo tipo, é claro). Não por acaso, o mercado recebe diversos tours gastronômicos family friendly – e muitos deles são concluídos com a inigualável experiência de uma cooking class na casa de uma família local.
O chá também é parte indissociável da cultura local. Sua Route du thé (rota do chá) inclui três propriedades produtoras – Domaine des Aubineaux, Domaine de Bois Chéri e Domaine de Saint-Aubin – e pontos para pausas gastronômicas e degustações de rum, um parque infantil e experiências em torno da baunilha.
E, como o açúcar ocupa um lugar fundamental na história das Ilhas Maurício até hoje, museu Sugar Adventure é uma opção bastante lúdica para fazer em família e aprender, em um percurso interativo com sabor de aventura, a história da ilha e sua relação especial com a cana-de-açúcar – com degustações ao final. Porque uma viagem em família ao paraíso se faz com belas praias e natureza tropical exuberante, mas também com preciosas memórias gustativas e olfativas que não nos abandonam jamais.
Serviços
Como chegar:
Uma viagem que combina muito com o destino África do Sul. Há voos diretos a partir de Joanesburgo.
As agências Viajar com Crianças ou Viajar com Adolescentes podem organizar uma super viagem para a sua família.
Onde ficar:
As Ilhas Maurício possuem excelente infraestrutura hoteleira, com ampla oferta de propriedades para distintos nichos e orçamentos. Para quem viaja em família, sobretudo com crianças pequenas, apostar em um dos excelentes resorts do destino é garantia de sossego, conforto e uma base perfeita para começar e terminar cada dia. A rede Beachcomber Resorts & Hotels, pioneira na hospitalidade do destino, é o maior grupo hoteleiro da ilha, com oito distintas propriedades instaladas em localidades diferentes de Maurício.
O Club Med também tem sua unidade local, o La Pointe aux Canonniers Resort, com diversas opções gastronômicas e um imenso kidsclub adaptado para diferentes faixas etárias, além de ampla oferta de esportes aquáticos.
O Shanti Maurice Resort & Spa é uma das mais luxuosas propriedades da ilha, com apenas 61 acomodações espalhadas por 15 hectares de jardins tropicais à beira-mar, mini club, baby club, restaurantes de alta gastronomia e um espetacular spa para os adultos.
Outra luxuosa opção para a família toda é o The Residence Mauritius, situado nas areias branquinhas de Belle Mare, com acomodações em estilo colonial, ótimos restaurantes, ampla área de lazer e completo kids club.
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!