Family Trip Magazine

A beleza natural de Chiloé

Ilhas com casinhas de madeira coloridas; assim é Chiloé, na região dos Lagos do Chile, um verdadeiro refúgio quase intocado

Por Claudine Blanco

Uma das coisas que mais amo fazer em meu trabalho é criar novos roteiros para as famílias. E depois de tanto tempo com fronteiras fechadas, já estava com muitas saudades de sair pelo mundo e trazer novidades. Então, de malas prontas, saí animada e feliz para esse recomeço.

Às vezes, um roteiro é muito óbvio, então fica fácil convencer os pais a incluírem ele na wishlist da família; porém, há outros que não são tão simples assim…até quase inimagináveis com crianças! Esses são os meus preferidos, porque preciso olhar o que ainda quase ninguém viu. São desafiadores porque necessito conhecê-los a fundo e algumas vezes até transformá-los, mas claro, sem perder a sua essência porque eles são autenticamente repletos de potencial!

Dessa vez, o desafio foi no Chile onde comecei minha viagem por Chiloé, um arquipélago remoto ao sul do país, que tem fácil acesso desde Santiago com voos até Castro (2h), a principal cidade da ilha. Separada do continente pelo canal de Chacao, um mar interior se forma criando diversas ilhotas, que compõem o arquipélago e encanta pela paisagem que inclui rios, lagos, cachoeiras, uma fauna e flora abundante, além de muitos mitos e lendas. Um povo extremamente hospitaleiro, uma gastronomia tipicamente orgânica, produzida localmente, e ainda regada a frutos do mar, um dos principais meios de sobrevivência da população, faz desse destino um lugar simplesmente mágico.

A proposta da viagem era conhecer o destino através do  Hotel Tierra Chiloé, um dos melhores hotéis de luxo do Chile que tem um serviço diferenciado. O hotel inclui na sua diária além da alimentação e bebidas um menu de excursões para explorar as diferentes paisagens e atrativos da ilha de forma personalizada e exclusiva.

O caminho do aeroporto até o hotel passa por vilarejos em estradas bem bucólicas, de onde já avistamos por todos os lados as casinhas todas de madeira, que são típicas da região. Algumas são em palafitas e outras tem suas criações de ovelhas pastando no próprio quintal. Esse também é um outro meio de sustento da população e muitas roupas e souvenirs são feitos com a lã praticamente bruta. 
Parece paisagem de filme antigo: tudo muito simples, rústico e simpático, porém rodeado por uma natureza quase intocada e impactante.O hotel é um espetáculo! Pequeno, intimista e está inserido em frente a uma baía protegida por várias ilhas que fazem o mar parecer um grande lago. Por onde se olha a vista é panorâmica, seja da janela do quarto, salas de estar ou restaurante, o que se vê é sempre uma beleza constante e a sensação de paz e tranquilidade.

Esse é um destino para a família que quer desacelerar. Além de piscinas, spa e alta gastronomia, o hotel possui uma seleção de passeios que levará a família a explorar a ilha de formas distintas: desde os panorâmicos passeios de carro ou de barco, culturais, visitando as várias cidades do arquipélago até os trekkings mais pesados. Muitas famílias pensam que a escolha do destino ou do hotel dependem dos atrativos que oferecem especificamente para crianças, porém se existe algo de bom que esse tempo de dificuldades que passamos presos em casa com os pequenos, foi mostrar que mais do que atrativos, o tempo de qualidade, brincar junto das formas mais simples possíveis com seus filhos e poder estar na natureza supera em tudo essa ideia.

E esse lugar é totalmente propício a fortalecer vínculos, tendo um tempo de qualidade juntos e em grande estilo.Aqui tudo gira em torno do mar; tem criações de mariscos e salmão por toda a parte. Os estaleiros ainda produzem de forma artesanal seus barcos de madeira. Na época da colonização, foram os trabalhadores de lá que construíram as igrejas de madeira que têm tetos em forma de barcos e pilares arredondados pintados como se fossem de mármore, e que hoje fazem parte do Patrimônio Cultural da Unesco, preservando sua originalidade e peculiaridade, colocando a ilha em destaque como um destino turístico.

Nos passeios de barco podemos avistar muitos animais, aves de várias espécies, lobos marinhos e golfinhos de águas geladas (pretinhos, parecidos com mini orcas). E que tal um passeio de caiaque com a criançada?

Por terra, há vários passeios por bosques, florestas mágicas com árvores gigantes, cachoeiras,  visitas à comunidades locais e trekkings até chegar ao outro lado da ilha, no Oceano Pacífico. Cada passeio tem um grau de dificuldade diferente que precisa ser escolhido e adaptado para cada perfil de família.

Passeios à cavalo, caça aos mariscos, fazem a diversão da garotada! Sem contar que o povo Chilote tem muitas lendas de fadas, bruxos, animais e uma linda história de amor dos pais pelo seu filho encantado. Mitos e superstições não faltam como a La Pincoya, uma sereia que abençoa os locais com peixes em abundância. Nas lojinhas e mercados locais espalhados por diversas pequenas ilhas podem-se encontrar livros dessas lendas e todo tipo de artesanato produzido com a lã de carneiros, que são bem típicos e fofinhos e que vão encantar os pequenos.Na região também é possível ver muitas espécies de aves, porém são os mamíferos, como o Pudu, o menor cervo da Patagônia, que vão atrair a atenção de quem tiver a sorte de conseguir avistá-los.

Fotógrafo: Martín Cárdenas

Chiloé é uma balneário de férias para famílias chilenas e um lugar para quem busca se reconectar, que quer conhecer mais da história do povo local e viver momentos mágicos em meio à natureza bucólica. Um roteiro certo e diferente para ser conjugado com a região dos Lagos Andinos, já que também pode-se acessar Chiloé (4h de carro) vindo das regiões de Porto Montt e Puerto Varas, roteiro mais que especial que as agências Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes podem organizar para a sua família.

Nossa colunista Claudine Blanco é fundadora das agências de viagem Viajar com Crianças e Viajar com Adolescentes, Sócia-fundadora da Family Trip Magazine e mãe do Pedro e da Marina. Ela assina a coluna de especialista em viagens da plataforma e compartilha seus conhecimentos, paixões e propósitos sobre viagens em família.

Serviços

Entre em contato:
Hotel Tierra Chiloé – reserve aqui
Site em português: www.tierrahotels.com
Instagram: @tierrahotels

As agências de viagens Viajar com Crianças ou Viajar com Adolescentes (com programas adaptados para a faixa etária) podem organizar essa viagem para vocês. 

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo