Family Trip Magazine

Foz do Iguaçu brilha além das cataratas

Um dos melhores destinos brasileiros para se ir em família, aproveitando um feriado ou o ano inteiro.

Por Denise Bobadilha

Se a sua família ainda não conhece Foz do Iguaçu, não se preocupem se não conseguirem fazer todos os programas logo de cara. Vocês certamente voltarão. Esse é um destino prático e fácil, ideal para alguns dias ou feriado prolongado. E as crianças nem precisam insistir: Foz do Iguaçu é irresistível para viajantes de todos os tipos e temos a sorte de ter essa maravilha do mundo natural em nosso território. Em família, a diversão é perfeita, unindo natureza, aventura, gastronomia e conhecimento. Não à toa, é o terceiro destino no Brasil mais procurado por estrangeiros depois de Rio de Janeiro e São Paulo em 2022.

Na ponta oeste do Paraná, do lado brasileiro da Tríplice Fronteira (com Argentina e Paraguai completando o triângulo), Foz do Iguaçu vai muito além das Cataratas – embora elas continuem sendo a maior atração da viagem, com toda razão. E as mais de 275 quedas e o parque ao redor, oficialmente chamado Parque Nacional do Iguaçu, são tão majestosos que seu apelo turístico pode ser apreciado dos dois lados.

O lado brasileiro é mais fácil para quem viaja com filhos menores, pois a infraestrutura é mais robusta e a caminhada até as quedas não demora tanto – um trajeto de ônibus do parque e depois uma caminhada com vistas incríveis e cada vez mais próximas das quedas, culmina com um elevador para a panorâmica completa. A presença de quatis – que devem ser vistos, mas não tocados ou alimentados – causa explosões de risadas nos pequenos. É também do lado brasileiro que é possível fazer o Macuco Safari, um passeio de bote até o pé de quedas d’água com direito a um banho de spray e adrenalina (cuidado com crianças muito pequenas que podem se impressionar). Vale cada gota d’água. Já do lado argentino, um trenzinho e as longas passarelas possibilitam uma outra visão da natureza ao redor das cataratas até a Garganta do Diabo, o epicentro das quedas – incluindo a presença de jacarés. Há também um passeio de bote, chamado Gran Aventura, mas mais radical, e só para maiores de 14 anos. A diversão dos pequenos fica completa com os imbatíveis sorvetes de dulce de leche que só os argentinos sabem fazer, à venda no parque.

Parece incrível, mas muitas crianças voltam de Foz do Iguaçu com memórias mais doces do Parque das Aves do que das próprias cataratas. A concorrência é desleal, mas quem passa algumas horas em meio às aves coloridas do parque sai com os olhos brilhando. Araras, tucanos, papagaios e espécies de todas as cores e tamanhos circulam e cantarolam entre os visitantes, gerando fotos incríveis. E todos ficam impactados pelo trabalho sensacional de resgate e conservação das aves da Mata Atlântica. É possível até fazer trilhas especiais pelos bastidores, acompanhados por um educador ambiental, alimentar as aves e aprender muito sobre diferentes espécies e todo o trabalho de educação. O Parque tem a filosofia de que “só nos conectamos com aquilo que experimentamos”.

Só que tem mais: o Parque das Aves não é o único concorrente a desafiar a natureza das cataratas, já que Itaipu se impõe pelo gigantismo de suas estruturas, um colosso de infraestrutura em concreto e aço em meio às águas e ao verde de Iguaçu. Afinal, trata-se da maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia e segunda maior em capacidade instalada (depois da chinesa Três Gargantas). As visitas guiadas divertem adultos e adolescentes, pois no coração da usina só podem entrar pessoas acima de 14 anos. Já crianças menores podem fazer a visita panorâmica em ônibus de 2 andares que passa pelo topo da barragem. Dica: levem o passaporte para carimbar com a atração, já que passam a fronteira do Paraguai. 

Publicidade

Somente essas atrações preenchem três ou quatro dias de viagem, mas ainda há mais. Para quem viaja em família, vale a visita ao parque aquático Blue Park no Mabu Thermas, um parque aquático termal aberto também para visitantes em boa parte do ano. Vale lembrar que faz muito, muito calor no verão na região – e, além dos parques aquáticos, uma boa pedida para aproveitar o destino ao máximo é se hospedar num dos resorts locais, como o próprio Mabu, o Wish Foz do Iguaçu, o Bourbon Cataratas que tem Kids club e quarto temático da Turma da Mônica e o Sanma by Nobile que propõe piqueniques e trilhas no parque do hotel. Além, é claro, do Belmond Hotel das Cataratas, um dos mais luxuosos do país e único dentro do parque, o que oferece uma série de vantagens exclusivas aos hóspedes.
Outro passeio imperdível para encher os olhos de todos é fazer um tour de helicóptero e ver esse esplendor da natureza do alto, assim: 

Hotel Belmond Cataratas

Foz do Iguaçu tem um aeroporto bem servido pelas companhias nacionais (e internacionais). É um bom lugar para usar o sistema de transporte entre as atrações (há passes especiais que levam entre um lugar e outro) ou até usar táxis locais porque as distâncias são pequenas e os preços são tabelados. Vale a pena planejar com antecedência o que ver em cada dia de sua estada e comprar ingressos com antecedência, sobretudo para o concorrido Macuco Safari.

Após apresentar aos seus filhos uma das maiores atrações naturais do mundo (veja o vídeo abaixo), faltarão dias no seu calendário – nem falamos ainda das parrillas e do tango do lado argentino da fronteira, do Marcos das Três Fronteiras, do Templo Budista, da mesquita e das compras no Duty Free argentino ou na Ciudad Del Este, no Paraguai (neste caso, é melhor reservar um tour privativo). Para fazer tudo, vocês terão que voltar a Foz do Iguaçu. O que certamente estará nos planos futuros da família.

Serviços

Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala

Gate

Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..

Fly

Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rolar para cima
Pular para o conteúdo