Miami para a família toda
Muito além dos shoppings e malls, Miami prova que é cada vez mais um destino para férias da família inteira
Por Mari Campos
Não é novidade que a Flórida é um dos principais destinos internacionais para brasileiros viajando em família. E Miami, a maior cidade do estado, vem provando que vai muito além de ser ótimo ponto de conexões e parada para compras.
Foram seus shopping centers que a fizeram famosa por aqui; mas Miami é também destino extremamente kids-friendly, com atrações perfeitas para viagens multi-geracionais. De um relaxante dia na praia a tardes cheias de aventura em meio a natureza, Miami é capaz de criar belas memórias de viagem. Listamos aqui quatro motivos excelentes para você considerar incluir o destino em suas próximas férias.
1. Life is a beach
Se o brasileiro geralmente pensa em Miami por seus shopping centers, diversas outras nacionalidades pensam na cidade por suas praias – tranquilas, agradáveis, facilmente acessíveis e, principalmente, bastante seguras. São quilômetros de costa atlântica em praias deliciosas até para piqueniques em família. Se Miami Beach é movimentada demais hoje em dia, Bal Harbour, Surfside e Sunny Isles são frequentemente quase desertas. Famílias mais aventureiras costumam gostar também de Crandon Park Beach e Oleta River State Park Beach, famosas também para a prática de esportes aquáticos.
Miami é terra também de diferentes – e bastante acessíveis – parques aquáticos. Em Coral Gables, a Venetian Pool tem mais de três milhões de litros de água de nascente natural com quedas d’água, palmeiras, ponte, pórticos e grutas – e reabriu totalmente renovada em fevereiro. O Tidal Cove, localizado dentro do JW Marriott Miami Turnberry Resort & Spa, tem sistema de day pass para não hóspedes poderem curtir toboáguas sinuosos, lazy river e piscina em estilo lagoa.
2. Diversão e arte
Miami tem museus excelentes para visitantes de qualquer idade. O museu de ciência Phillip and Patricia Frost Museum oferece espaços didáticos, interativos e lúdicos, sendo um dos únicos museus do mundo com aquário (em três andares, com direito a tubarões-martelo, arraias e enguias) e planetário no mesmo edifício. O PAMM (Perez Art Museum of Miami), vizinho ao Frost é um programão para os adultos mas tem espaço de atividades artísticas para a criançada. Há obras do Vik Muniz, Hélio Oiticica e até 4 de setembro 2023, a exposição do Leandro Erlich, com sua conhecida instalação da piscina. Uma oportunidade de fazer programas diferentes e aprenderem juntos. O Miami Children’s Museum propõe atividades interativas focadas em arte, cultura e senso de comunidade – incluindo um castelo de areia de dois andares, uma réplica de navio e playground ao ar livre. Muito interativo e imperdível com crianças pequenas. Os adolescentes, quanto à eles, vão curtir tirar selfies no bairro de arte de Wynwood, com muitos muros grafitados por artistas de rua, galerias de arte e o Wynwood Market onde descansar e comer comidinhas de food trucks.
3. Na natureza selvagem
Nem só de grandes shoppings, arranha-céus e praias vive Miami. A cidade é também o ponto de partida para explorar atrações de imersão na natureza, como o Everglades National Park, que protege e delimita um dos mais peculiares ecossistemas úmidos do mundo: 1,5 milhão de acre repletos de pântanos de água doce. A vida selvagem numerosa e variada inclui jacarés, veados e até águias – que podem ser explorados em caminhadas fáceis, passeios bicicletas e canoas ou também em tour guiado em aerobarco (que a criançada adora!).
No Biscayne National Park, ao sul de Miami, as famílias que gostam de mergulhar vão descobrir e se encantar com a imensa fauna aquática, já que 95% do parque fica debaixo d’água. É possível fazer passeios de barco, snorkel ou mergulhar com garrafa…
Os apaixonados por natureza também vão curtir o Parque Natural Bill Baggs ao sul de Key Biscayne e meia hora de carro de centro de Miami. As crianças vão gostar da praia mais vazia, do farol, de fazer snorkel (leve sua máscara de mergulho), bike, alugar caiaque com fundo de vidro e a dica de ouro é levar uma cesta de piquenique, já que há vários espaços disponíveis por lá. Programação bem diferente que vai ficar na memória de todos.
4. Diversão indoor
Quando chove ou o calor externo fica excessivo, Miami tem também ótimas opções para aventuras em espaços internos. O Superblue, no Design District, propõe uma imersão em experiências baseadas na luminosidade e interatividade, com direito a projeções multidimensionais, labirintos de espelhos e sala de espumas. O Sky Zone Trampoline Park, em Doral, oferece diversas modalidades de trampolins para as mais variadas faixas etárias. Já o Topgolf é um complexo para jogos e aulas de golfe com bolas com microchips (que permitem acompanhar todo o trajeto até o alvo), kidszone e diferentes restaurantes.
Diversão é que não vai faltar, que vocês passem somente uns dias a caminho de Orlando, ou vários dias de férias. Veja outras dicas pontuais que famílias de verdade, da nossa comunidade de “Family Trippers”, dão sobre Miami em família.
Serviços
Como escolher onde ficar
Para fugir do excesso de movimento (e ruídos) de Miami Beach, vale apostar na tranquilidade de Bal Harbour, que tem as praias mais tranquilas, seguras e bem cuidadas da região – além de um delicioso “pathway” à beira-mar, extremamente arborizado, para caminhar ou percorrer em bicicleta. Ali fica também o Bal Harbour Shops, com diversas opções de consumo e alimentação. E quem se hospeda nos hotéis de Bal Harbour recebe no check-in um cartão que garante acesso gratuito à maioria dos museus de Miami.
Para famílias mais cosmopolitas, ficar na região de Brickell, novo coração de Downtown Miami, é decisão acertada. O bairro é repleto de lojas, bares e restaurantes e tem fácil acesso ao transporte público e aos bondinhos gratuitos que circulam até Biscayne Bay. É ali também que fica o Brickell City Center, centro comercial repleto de lojas e opções de entretenimento e gastronomia (tem até um hotel dentro dele, o EAST Miami), além de um simpático playground de acesso livre.
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!