Pousada Lagoa do Cassange, um paraíso sustentável na Bahia
Para férias em família com descanso e propósito, esta pousada dá o exemplo em práticas ecológicas e sustentáveis dentro e fora do hotel
De Sut-Mie Guibert
Muito se fala em turismo sustentável e social, mas quando encontramos um exemplo de verdade, vale à pena o destaque. É o caso da Pousada Lagoa do Cassange, na Península de Maraú, na Bahia. Encravada entre a Lagoa do Cassange e a praia de mesmo nome, com piscinas naturais na maré baixa, ela é um verdadeiro paraíso para famílias, a começar pela natureza abundante, pelos vários chalés individuais, pela comida orgânica e isso tudo acompanhado de atividades variadas, incluindo turismo social na região. Uma maneira de relaxar, se divertir, criar memórias afetivas duráveis e transmitir princípios para as crianças para transformar gerações.
Uma pousada eco-consciente e sustentável
A Pousada Lagoa do Cassange pode realmente servir de exemplo para atores do turismo que desejam fazer essa transformação de mentalidade, pois as iniciativas adotadas são numerosas e bastante completas!
A pousada ocupa menos de 5% de sua área com construções, valorizando e preservando a mata nativa, os espaços verdes e criando refúgios para fauna e flora local;
Eles geram 100% da energia elétrica usada com energia solar e esquentam a água do banho com aquecedores solares;
Todo o material orgânico é transformado em adubo para nutrir as hortas, jardins, agrofloresta e alimentar as galinhas que, em troca, fornecem deliciosos ovos caipira;
Os efluentes são tratados com biodigestores, que alimentam fossas verdes, protegendo assim o lençol freático e produzindo bananas;
Todos os amenities de banho são naturais, biodegradáveis e produzidos na própria pousada;
Os alimentos servidos são sempre frescos e orgânicos, vindos de produtores locais;
Além disso, em termos sociais, todos os funcionários são moradores locais;
E a Pousada está na origem e mantém o projeto da Escola comunitária MarAmar, que oferece educação para crianças e jovens da comunidade do Saleiro. Uma iniciativa linda que pode e deve ser visitada, fomentando assim o turismo social, do qual falamos nas nossas Viagens do Bem, e merece um post à parte.
Privacidade e Relaxamento
São 14 bangalôs e suítes, divididos em um terreno de 50.000 m², portanto com bastante privacidade para todos. Há Suítes isoladas para casais, mas o mais bacana para as famílias são os bangalôs, que comportam até 5 pessoas, então é uma excelente opção para as famílias grandes: seja os bangalôs que ficam no meio do coqueiral ou os bangalôs pé na areia, de frente para o mar. Todos têm ar condicionado split, aquecedor solar, jardim com rede, minibar, cofre digital e até wifi grátis para os adolescentes que não aguentam tanta tranquilidade no final do dia.
Para as famílias multigeracionais que gostam de viajar juntos, a Pousada ainda disponibiliza a “Casa do Artista” de 230 m², mais isolada em um jardim tropical, de frente para o mar, com 2 suítes, sala de estar, cozinha americana e com todos os serviços de arrumação e café da manhã inclusos. Uma maneira de aproveitar de todo esse paraíso e passeios como se fosse a sua própria casa de praia.
Fotos 1 e 2: Bangalô Coqueiral / Foto 3: a Casa do Artista com 2 suítes, jardim e praia praticamente privativos
Diversão com muita natureza
Rodeados por tanta natureza, a família vai ter muitas opções para passar o tempo: aproveitar a praia para caminhar, fazer castelos, andar de bike ou à cavalo. Na maré baixa ver as piscinas naturais e mergulhar. Na maré alta, aproveitar as ondas e brincar com body board. Existem algumas trilhas até a Lagoa do Cassange, onde podem fazer stand up paddle, caiaque e tomar banho de rio.
A Pousada ainda oferece outros passeios, como para as piscinas naturais de Taipu de Fora ou Baía de Camamu com cachoeira do Tremembé e o mais interessante para fazer em família, é o passeio eco social, para visitar a escola MarAmar, a comunidade vizinha do Saleiro e terminar com um sorvete artesanal de cacau feito por um dos colaboradores da pousada.
Com isso tudo, férias na Pousada Lagoa do Cassange significam relaxamento e diversão mas também despertar da consciência ambiental da família e crianças, visitando diversos biomas locais e como são preservados, assim como a consciência social, visitando a realidade de outras crianças. Um pacote completo de lazer e ensino sócio-ambiental, bem no estilo que tanto gostamos aqui na Family Trip Magazine.
Serviços
Mais informações no site www.lagoadocassange.com.br ou perfil @pousadalagoadocassange
Os valores das diárias na Pousada Lagoa do Cassange para Bangalô Coqueiral partem de R$677/diária na baixa estação para uma família de 4 pessoas, com café da manhã. Crianças até 5 anos são free.
A Casa dos Artistas, reservada com 2 Suites na baixa estação parte de R$2.912/diária com café da manhã e serviços da Pousada.
Reservas com cancelamento gratuito
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,…
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!