A boa onda do verão na costa leste do Canadá
Que tal aproveitar os meses mais quentes do ano para curtir o melhor da costa leste canadense em família e ainda dar uma esticadinha a Nova York no final? Nós te mostramos como!
Por Mari Campos
Lagos, glaciares, picos nevados, florestas, cânions, tundra… o Canadá reúne uma variedade impressionante de paisagens em seu vasto território. Se o frio extremo que costuma fazer no país durante o inverno assusta, vale saber que o verão é a melhor época para explorar a costa leste do país, que reúne também cinco de seus principais destinos turísticos: Toronto, Montreal, Québec, Ottawa e as cataratas do Niagara.
E o melhor: atravessando com a família toda suas duas principais províncias: Ontario, onde todo mundo fala inglês, e Québec, do chamado Canadá francês, ambas bem distintas cultural e socialmente também. De carro, trem ou mesmo avião, é fácil e extremamente prazeroso explorar essas terras quando as temperaturas sobem – idealmente em roteiros de duas semanas.
E, com tempo de sobra, além de curtir o melhor desta região canadense durante o verão, ainda fica prático dar aquela esticadinha gostosa até Nova York, nos EUA, ao final da viagem, no melhor estilo 2×1 (ver box final).
Aproveitando os voos diretos do Brasil ao Canadá pela Air Canada, o ideal é começar a viagem por Montreal ou Toronto; mas todas as grandes cidades deste roteiro são facilmente acessíveis via carro, trem ou avião. Decidimos começar pelo Canadá francês e depois seguir na língua inglesa até o finalzinho da viagem, já nos Estados Unidos. Partiu?
QUÉBEC
A cidade de Québec é a grande estrela da província de mesmo nome e de todo o chamado Canadá Francês. Caminhar pela cidade nos dá o tempo todo a sensação de estar “em outro país”; afinal, até a arquitetura da cidade tem toques muito mais “europeus” que a maioria das cidades canadenses.
O centro histórico de Québec é absolutamente imperdível, dividido entre cidade alta e cidade baixa ligadas por escadarias e um funicular. O grande programa ali é andar sem pressa, apreciando a arquitetura, as vistas, os jardins, os deliciosos cafés. A Citadelle, na parte alta reúne deliciosos jardins, ruelas e o icônico Chateau Frontenac, com direito a vistas panorâmicas espetaculares – e a criançada costuma adorar o castelo!
O centro antigo reúne também diversos restaurantes bastantes tradicionais de cozinha local e francesa, assim como simpáticas lojinhas de souvenirs e brinquedos, além de doçarias deliciosas. Vale visitar a Basílica, a Place Royal, caminhar pela rue Saint Jean e apostar na boa e velha flânerie para passar um dia inesquecível.
Fora dos muros da cidade antiga, ainda que sempre tranquila, Québec é uma cidade contemporânea, com muitos bares, ateliês, lojas e galerias de arte. Espie também o belo Parlamento de Québec.
MONTREAL
Montreal fica a cerca de 2h30 de carro de Québec, em uma viagem linda, com estradas ladeadas por paisagens bem bucólicas. A cidade, também parte do Canadá Francês, não poderia ser mais diferente da tranquila Québec: é vibrante e extremamente cosmopolita.
A Cidade Antiga de Montreal (Vieux-Montreal) é perfeita para ser explorada. Uma caminhada curta passa por belezas monumentais como a Basílica de Notre Dame e o Seminário de St-Sulpice e as gostosas Place D’Armes, Place Jacques Cartier. Vale programar para chegar à hora do almoço para passear no Bonsecours Market e aproveitar para comer no rooftop do L’Auberge du Vieux Port, com vistas lindas da cidade.
No lado mais moderno, são imperdíveis na caminhada o Parc Mont Royal e seu Chalet du Mont Royal (com vistas panorâmicas espetaculares), a animada Crescent Street e a movimentada Ste. Catherine Street.
Mais distantes, o belo Parc Olimpique vai deixar a criançada doida, assim como os Botanical Gardens e o observatório Biodome – é possível comprar um só ticket combinado para as três atrações. Se a visita à cidade for muito compacta, Montreal tem um ônibus turístico que passa por todas essas atrações ao longo do dia.
No caminho para Ottowa é possível fazer deliciosas paradas no parque de safáris Parc Omega ou na charmosa estação de esqui Mont Tremblant, que tem diversas atividades esportivas e de contemplação da natureza disponíveis no verão, como tirolesas e teleféricos panorâmicos.
OTTAWA
A capital canadense fica a menos de duas horas de carro ou trem de Montreal – e é uma das cidades mais bonitas e emblemáticas do país. Seu Parlamento, com visitas guiadas espetaculares e totalmente gratuitas, é imperdível. Prepare-se para passar bastante tempo ali porque os jardins e arredores também são encantadores.
Ottawa também é deliciosa para caminhar e guarda muitas belezas e surpresas a curta distância umas das outras. O belo Rideau Canal reúne um conjunto de eclusas incríveis em pleno centro da cidade, e até hoje são acionadas manualmente! É um processo muito interessante para ser mostrado e explicado para as crianças. É possível inclusive caminhar entre elas ou fazer o percurso de bike.
O Byward Market é uma verdadeira instituição de Ottawa, reunindo deliciosos stands de comida típica, queijos, maple syrup e outras delícias locais, além de diversos cafés, restaurantes e bares – parada perfeita a qualquer hora do dia, a qualquer refeição.
A Sparks St é um shopping a céu aberto delicioso para caminhar dia e noite, repleto de lojas, bares e restaurantes. E o Museu de História é muito interessante para entender um pouco melhor a história do país. Além disso, uma parte do Museu é dedicado às crianças, com diversos ambientes para conhecer o mundo. Ali também é ponto de parada do Aqua-Taxi e é interessante fazer a travessia Gatineau-Ottawa de barco para ver belas vistas da cidade.
TORONTO
Bastante maior e mais multifacetada que os demais destinos deste itinerário, o ideal é reservar no mínimo quatro dias inteiros para conhecer Toronto e aproveitar bastante do que a cidade oferece durante os meses do verão.
Para os adolescentes e adultos, vale a pena comprar o Toronto CityPass, que acaba representando uma economia importante ao final dos dias de viagem, incluindo acesso a 5 das mais importantes atrações da cidade: CN Tower, Ripley’s Aquarium of Canada, Casa Loma, the Toronto Zoo and the Royal Ontario Museum. Crianças costumam ter entrada com desconto e em várias atrações menores de 3 anos entram de graça.
Boa parte das principais atrações da cidade é facilmente acessível à pé ou utilizando o transporte público – o que é excelente, já que o trânsito da cidade nem sempre é dos melhores. E os espaços públicos de Toronto em geral se enchem de atividades focadas nas famílias durante o verão, como Toronto Food Truck Festival, Taste of the Middle East, Toronto Flower Market ou as noites de cinema gratuito sob as estrelas da Yonge-Dundas Square. Toronto tem até praia de verdade nessa época, com a deliciosa Sunnyside Beach, com areia à beira do lago.
Um programão é aproveitar os dias quentes para explorar os belos jardins da cidade e arredores, como os deliciosos Edwards Gardens e Toronto Botanical Gardens, repletos de distintas espécies de flora e ambos a cerca de 20 minutos de distância do centro – e com gostosos garden cafés para fazer um lanchinho.
Se ninguém tiver medo de altura, a visita à CN Tower é mesmo imperdível. Para evitar as longas filas da atração no verão, é importante comprar os ingressos com antecedência. Ver a cidade e o lago lá do alto, a 6oo metros de altura, costuma ser paixão à primeira vista para a família inteira – e com direito e um elevador panorâmico! Ao lado, os apaixonados por peixes podem visitar o Ripley’s Aquarium com 20.000 animais diferentes (incluindo tubarões, arraias, tartarugas marítimas e águas-vivas).
Vale visitar também o Harbourfront, com seus restaurantes, cafés e cervejarias, e dar uma esticada à Toronto Island para curtir paisagens verdejantes e ver o belo skyline de Toronto completinho – um passeio perfeito no verão, seja no ferry público ou em cruzeirinhos de 45 minutos a uma hora.
A cidade de Toronto é fértil em excelentes museus próprios para visitar com a família toda. Valem muito a experiência em família a exuberante Casa Loma, um pequeno castelo do início do século XIX em estilo gótico e repleto de arte europeia. A casa pode ser toda visitada, incluindo salões, quartos e bibliotecas, assim como seus belos terraços e jardins. O Royal Ontario Museum’s chama a atenção pela arquitetura peculiar e reúne um incrível acervo, com diversas seções didáticas voltadas para natureza e vida selvagem – incluindo uma coleção de ossadas de dinossauros e a simulação de uma caverna de morcegos, que costumam ser sucesso absoluto com a garotada.
O Ontario Science Centre é totalmente interativo e bastante lúdico, permitindo aos visitantes “tocar” um tornado, rastejar numa caverna ou ouvir um sopro cardíaco, dentre diversas outras experiências focadas em ciência. Com mais de 90.000 obras de arte, a Art Gallery of Ontario é a chance de apresentar às crianças e adolescentes diversos estilos de arte diferentes de uma vez, do Impressionismo à arte contemporânea – e incluindo um incrível acervo de arte Inuit.
Parque de diversões em Toronto? Tem, sim senhor! Na Toronto’s Centre Island, o Centreville Amusement Park é um clássico para os pequenos, com roda gigante vintage, carrossel colorido, trenzinhos e a própria viagem de ferry até a ilha costuma ser encarada como uma aventura. A região tem ainda a Canada’s Wonderland, o maior e mais popular parque temático do país (fica bem cheio); e a Legoland Discovery Centre Toronto, um parque todinho dedicado ao mundo LEGO, com direito a montanhas russas e atrações 4D.
NIAGARA FALLS
Conhecer as famosas Cataratas do Niagara pode ser facilmente resolvido com apenas um day-tour a partir de Toronto; e a infraestrutura do destino é mesmo excelente para famílias que querem fazer apenas um bate-e-volta.
Distante apenas 1h30 do centro de Toronto, as Niagara Falls reúnem no mesmo local diversas atrações perfeitas para fazer em família. Além dos diversos mirantes gratuitos para ver as quedas d’agua na Niagara Parkway, é possível ver essa maravilha natural também de outros ângulos com os tours guiados Journey Behind the Falls.
Com adolescentes e crianças maiores é possível vê-las com muita adrenalina na tirolesa Wild Play’s Zipline. Com os pequenos, que tal uma volta na maior roda gigante do Canadá? A Niagara Skywheel tem quase 60 metros de altura em seu ponto mais alto, com vistas incríveis das cataratas. Outra opção é a Skylon Tower, que oferece vistas panorâmicas das quedas d’agua a mais de 250 metros de altura.
Para quem tem mais tempo disponível, vale ficar para dormir pelo menos uma noite na vizinha (e deliciosa!) Niagara-on-the-lake, uma adorável cidadezinha interiorana que margeia o belo Lago Ontario e reúne diversas premiadas vinícolas – inclusive de icewine (vinho feito a partir de uvas congeladas)!
Serviços
Esticada a NOVA YORK
Uma viagem pela Costa Leste canadense pode muito bem terminar em Nova York, dada a proximidade geográfica com Toronto ou mesmo com a cidadezinha americana de Buffalo, vizinha às Niagara Falls. É uma viagem possível em carro (olho vivo nas tarifas para devolução do veículo em outro país!), trem, ônibus ou avião – inclusive também a partir de Montreal, para quem preferir fazer a viagem pelo Canadá no sentido oposto.
Nova York no verão é puro deleite para famílias, repleta de atrações para grupos multigeracionais desfrutarem juntos. Das atrações mais clássicas (como O Rei Leão e Aladdin na Broadway, o Museu de História Natural ou a loja FAO Schwarz, no Rockfeller Center) às mais modernas (como a Rise NY, atração imersiva de realidade virtual para “sobrevoar” os cartões postais da cidade), Nova York se desdobra em opções para a família inteira.
No verão, os 21 parquinhos do Central Park vivem seu melhor momento, oferecendo carrossel, zoológico, área verde de sobra e uma infinidade de pontos para deliciosos piqueniques.
Os meses do verão são uma boa época para fazer o passeio de barco até a Estátua da Liberdade e curtir o nostálgico Luna Park, o mítico parque de diversões de Coney Island que funciona há mais de 130 anos.
Com tempo folgado na cidade, que tal atravessar até o Brooklyn Children’s Museum? Ou chegar ao Bronx para explorar o delicioso New York Botanical Garden? Nova York nunca para e, no verão, os turistas por lá só param se quiserem.
Como chegar:
Os aeroportos de Toronto e Montreal recebem voos diretos de São Paulo.
ATENÇÃO: É necessário ter visto para entrar no Canadá.
Quem tem alguma nacionalidade européia, visto americano ou Green Card ou já teve visto canadense há menos de 10 anos, pode fazer um pedido eletrônico eTa. Para outras situações ver a elegibilidade aqui.
Dicas da Família Way do que não pode faltar na mala
Gate
Ele adora levar eletrônicos para a viagem: celular, drone, máquina fotográfica, carregadores,..
Destiny
Fly
Ela é apaixonada pelo mochilão de viagem colorido, mas adora também outros acessórios como garrafas, fones…
Trip
Hope
Nick
O Nick precisa da caixa transportadora, da coleira prática, da garrafa para beber água em passeios e de ração, claro!